terça-feira, 8 de julho de 2014

NOTA DE FALECIMENTO


O assunto da noite do dia 10.07.2014 é o falecimento da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo do Brasil... nossa copa, nossa casa, e infelizmente levamos 7 gols da Alemanha, que triste né? Triste não.. talvez trágico seja a palavra mais correta. Se você é brasileiro e curte futebol deve estar " pê da vida" a uma altura dessas e com certeza amanhã vai estar dando uma de Scollari nas esquinas tentando encontrar uma causa, uma resposta para aquilo que é absolutamente INEXPLICÁVEL.

A Copa do Brasil já começou em meio a protestos, muito dinheiro público que foi gasto para a construção de uma infraestrutura adequada enquanto milhões de brasileiros morriam nas filas de hospitais por todo o país aguardando por um atendimento básico, que na maioria das vezes, não viria ou chegaria atrasado; Fora isso ainda temos outros milhões de problemas .... a educação que anda capenga, um exemplo disso foi o coro ensaiado do "DILMA, VÁ TOMAR NO CU" na abertura da Copa. Decerto que nossa presidente tem lá suas falhas e talvez até merecesse ser xingada em um evento internacional, mas quem colocou ela lá fomos nós, então não seria mais sensato respeitá-la pela posição que ocupa e escolher melhor nas próximas eleições? Talvez... mas o povo acaba se comportando de acordo com a  educação que recebe né?

O mundial começou em meio a pancadaria, passeatas, quebra-quebra e aos trancos e barrancos nossa seleção estreou contra a Croácia, jogo disputado e ainda que com o placar apertado nós levamos a melhor e confesso que foi bonito de ver o estádio inteiro, em uma só voz entoando o hino nacional em um coro que parecia ensaiado. No dia seguinte todo mundo já estava com sua camisa do Brasil estampada no peito e torcendo de coração pela seleção do Felipão.



Depois veio o México, que com seu goleiro excepcional, fez com que o jogo não saísse do zero à zero; mas a Copa estava só começando e o nosso próximo confronto, contra Camarões nos trouxe uma vitória tranquila e cheia de gols; já a partida contra o Chile foi um verdadeiro teste cardíaco. O jogo foi resolvido nos pênaltis e , para a alegria dos brasileiros, conseguimos a vitória no maior dos sofrimentos e algo além disso, a redenção do nosso goleiro que ainda carregava o peso da nossa derrota na última Copa... pra ficar mais bonito só com a taça na mão né?

A batalha continuou e nosso próximo adversário foi a Colômbia; os resultados foram positivos, no entanto nos últimos minutos do jogo nosso craque se contundiria e seria cortado da Copa.... que coisa né? Primeiramente fiquei com uma dó do Neymar, é bem triste ver o sonho da vida de alguém ser adiado por conta de uma jogada infeliz, algo que poderia ter sido evitado... mas enfim, a saída dele acabou abalando todo mundo começando por nós, torcedores, que acreditávamos no seu potencial de goleador e consequentemente isso também impactaria no grupo ( impossível ser de outra forma), pra terminar de completar nosso sofrimento, Tiago Silva, nosso capitão, em uma jogada impensada, acaba levando um cartão amarelo desnecessário e isso o tiraria do nosso próximo e mais difícil jogo.

Lá vamos nós, jogar contra a competente equipe Alemã, sem nosso melhor atacante e sem nosso zagueiro... difícil né? Mas o povo brasileiro acreditou até os primeiros vinte minutos de jogo, quando vimos nossa seleção ser goleada de uma forma jamais vista na história do futebol brasileiro... 7... seven... S-E T- E gols... impossível de acreditar!! Triste, trágico.... usem os adjetivos que quiserem, mas lembrem-se: apesar de nossa decepção, isso aí é só um jogo... uma competição... e alguém vai ter sempre que perder. As coisas são sempre assim, ninguém ganha o tempo todo... até mesmo as nossas vidas pessoais são construídas em cima de vitórias e derrotas e às vezes a gente aprende bem mais com as derrotas do que com as vitórias.



Foi emocionante ouvir o desabafo do David Luiz, em meio às lágrimas, dizendo que só queria dar uma alegria ao povo brasileiro... a gente já sofre tanto né David? E é inegável o poder que o futebol exerce em grande parte dos brasileiros, e foi sabendo disso, que o nosso capitão reserva sai de campo se desculpando com a torcida pelo vexame da seleção. Em meio ao caos... uma atitude para se guardar do nosso grande zagueiro que, na minha humilde opinião, fez uma grande copa do mundo.

Enfim gente... o Brasil perdeu de goleada dentro de casa! Que triste... não estou nem aí para quantos milhões cada jogador vai receber, é o trabalho deles.... a gente é quem ganha mal, eles não tem culpa e aposto que assim como a torcida, eles também estão sentindo essa derrota desastrosa. Mas agora não há mais nada que possamos fazer além de parar um pouco com essa falta de educação que nos é peculiar, receber os meninos com respeito e educação... se não deu, paciência, 2018 tem mais Copa do Mundo! 

Perder é uma grande lição que o esporte nos ensina... e a vida vai exigir isso de nós mais tarde!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário