sexta-feira, 23 de maio de 2014

Descobertas





O post de hoje é para tentar nos fazer pensar sobre essa pergunta, que apesar de corriqueira, pra mim é de uma complexidade sem tamanho. Como saber dizer ao certo o que é que a gente quer dessa vida? Como ter certeza se eu quero casar, ter filhos, construir uma família ou se quero mesmo é ser solteiro forever viajando pelo mundo e conhecendo os lugares? Mas quem pode me garantir que não sentirei falta de ter uma família? E mais, será que se eu tiver uma família não vou me arrepender depois? São milhões, ou melhor , zilhões de "ses" não é? Na verdade nunca teremos certeza do que realmente queremos, e talvez o bacana da vida seja exatamente viver colecionando novas experiências até encontrar uma que de fato nos faça sentir um pouco mais preenchidos, ainda que essa sensação de preenchimento não dure para sempre.

Essa filosofia é bem bonita, e talvez hoje em dia até esteja na moda pensar assim, no entanto , para os mais tradicionais as pessoas já nascem com a vida planejada:  
1. Nasce  
2. Cresce  
3. Estuda 
4. Termina a faculdade 
5. Arruma um emprego que garanta a estabilidade financeira da família que vai chegar. 
6. Arruma uma namorada e casa 
7. Tem filhos 
8. Faz com que os filhos sigam o mesmo caminho. E todos serão felizes para sempre. ( ponto final) 

Mas será mesmo que esses são os passos para a felicidade? Será que conseguir realizar todos esses passos da maneira que foram pensados para nós é garantia de felicidade plena? Família é algo extremamente complexo, talvez seja aí que descobrimos a linha tênue que separa o amor do ódio; afinal quem é que nunca se desentendeu com algum membro da família? Mas são parentes, vão continuar convivendo e mais cedo ou mais tarde as diferenças serão resolvidas e o ódio sempre se transforma em amor. 
Não existe essa de família perfeita onde as crianças são felizes, o papai super - homem cuida e protege todos enquanto mamãe se preocupa com a casa, lavando a louça com cuidado para não quebrar as unhas; somos todos seres humanos imperfeitos que erram o tempo todo. Não me interpretem mal, não estou dizendo que ter família é algo ruim, mas que ter ou não ter deve ser uma opção pessoal visto que, assim como tudo nessa vida, não é algo perfeito, sempre haverão seus altos e baixos.

Eu costumo dizer que quem sabe o que é melhor para nós somos nós mesmos. Chegar a essa conclusão não é fácil ( e não mesmo!)  mas precisamos tentar, errar, acertar, conversar com as pessoas, parar para refletir... mas esse é um processo muito particular, que para alguns é instantâneo e para outros demora uma eternidade, meses, anos ou quem sabe uma vida inteira e não adianta esses " cobradores de vida alheia" ficarem fazendo esses comentários cretinos " fulano não sabe o que quer da vida!" porque esse processo pelo qual todos passamos é algo muito pessoal, é nosso e não tem absolutamente nada a ver com o que os outros pensam.

Então " O que eu quero da vida?" Não sei ainda, mas entre risos e lágrimas , alegrias e tristezas eu irei descobrir sim, mas o importante é que o meu caminho em direção a essa descoberta seja repleto de aprendizagens, recheado de pessoas bacanas para que no final de tudo ( não importa o tempo que demorar) eu possa olhar para trás e ver que o meu saldo foi acima de tudo positivo. E você? Já parou para pensar no que você quer da vida?


Pra terminar meu post vou deixar vocês com uma canção que pra mim fica mais linda aina na voz da Luciana Mello, afinal hoje eu só tenho um Simples Desejo - que o dia termine bem!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário